terça-feira, 19 de julho de 2016

Paganismo

Olá!!

Muitos pediram no meu canal do you tube quando fiz o vídeo sobre como me tornei pagã, para falar um pouco sobre paganismo, achei legal vincular o assunto não só no you tube, mas aqui no blog também =]

Eu não escondo e não tenho vergonha nenhuma de dizer que sou pagã, pois acredito que o paganismo é uma forma pura e simples de acreditar e ser religioso e é sim a forma que me encontrei com toda certeza em alguma crença. =]

Não irei me estender muito aqui no Blog, pois postarei os vídeos nessa postagem, mas no resumo o que é afinal o paganismo? Paganismo é toda religião politeísta e que tem base na celebração e respeito a natureza, simples não? Politeísta porque acreditamos em vários Deuses e não em um só Deus e o respeito e celebração a natureza vem das raízes da pré historia/antiguidade quando nós queríamos entender e explicar os fenômenos naturais e assim percebemos que fazemos parte da natureza e que dependemos dela para viver. Paganismo é um segmento religioso que engloba várias religiões, não é uma religião, dentro do paganismo existem as religiões e dentro delas as tradições(um pouquinho complicado).

Por exemplo:

  • Paganismo (vertente) - paganismo nórdico(religião) - Asatru(tradição)
  • Paganismo (vertente) - wicca (religião) - Dianica(tradição)
  • Paganismo (vertente) - paganismo celta(religião) - Druidismo(tradição)


E assim vai...isso achei legal falar aqui, não entrei muito a fundo nesse assunto no vídeo =]

Coisas legais para saber sobre o paganismo:
- Nenhum pagão é satanista(pois não acreditamos em demônio,satã ou diabo);
- Paganismo NÃO é igual a Ateísmo(pagão tem religião e o ateu não tem);
- Não saímos voando por ai com vassouras(seria legal, mas não acontece..hauuhauaha);
- Ser pagão NÃO é ser rebelde ou estar dentro de uma moda juvenil etc etc etc(tenha muito cuidado em ir por "modinha" em algo tão sério, é a mesma coisa de vc sair por ai falando que é cristão só que não é).

Bom super resumo =] seguem os vídeos, primeiro sobre como me tornei pagã:


E sobre Paganismo:




Vamos só lembrar que eu não sou especialista, não sou a dona da verdade, então se vc gostaria de me corrigir envie uma mensagem =]

Mas eu espero mesmo que vcs gostem <3 Comentem =D

8 comentários

  1. São muitas coisas para aprender,é simples resumindo,mas são muitas tradições,muitas vertentes,precisa de anos de estudo mesmo para se ter um conhecimento legal.
    Eu gostei do video e do post,faça mais.
    bjos

    ResponderExcluir
  2. Adorei os vídeos e o post!
    Ficou bem explicadinho! ^^
    bjin

    http://monevenzel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá. Assisti estes dois vídeos seus ontem e hoje o "como me tornei pagã". Adorei seu modo simples, humilde e sincero em falar sobre o assunto. Adorei vc de cara e amei seu gato e sua gatinha. O meu chama- Alastair por causa do seriado Supernatural :). Vou adorar seguir vc! Sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. **.** que fofa!!! feliz por vc gostar!!

      Tenho 4 gatos agora! <3

      Sucesso para vc tbm <3

      Excluir
  4. Adorei seu texto e seus vídeos. Vc explicou de forma bem simples e clara dando assim para entender claramente. Vou dar um ponto de vista. Acho que na época dos camponeses eles não se entitulavam pagãos. Apenas tentavam entender as manifestações da natureza e se conectavam com ela. O termo pagão quem deu foi o cristianismo, pois o termo pagão significava homem do campo. É a partir daí, na minha opinião que surgiu o termo paganismo para as tradições politeístas.

    ResponderExcluir
  5. Adorei seu texto e seus vídeos. Vc explicou de forma bem simples e clara dando assim para entender claramente. Vou dar um ponto de vista. Acho que na época dos camponeses eles não se entitulavam pagãos. Apenas tentavam entender as manifestações da natureza e se conectavam com ela. O termo pagão quem deu foi o cristianismo, pois o termo pagão significava homem do campo. É a partir daí, na minha opinião que surgiu o termo paganismo para as tradições politeístas.

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito dos videos

    Queria se possível responder uma duvida minha

    Sempre gostei muito do paganismo, porém sempre gostei muito do satanismo

    Se eu por exemplo ter minha religião como pagão e levar o satanismo somente como filosofia de vida, irei estar desrespeitando o paganismo?

    ResponderExcluir