terça-feira, 29 de março de 2016

Artesanato Pagão

Uma vez me o pessoal da Wicca Sampa me convidou para palestrar em um dos encontros deles, eu fiquei primeiramente nervosa, sem reação e pensei e agora o que fazer!!??
Primeiro porque eu sou super tímida, pra falar em público, eu digo palestrar, apresentar trabalhos, seminários e etc...isso sempre foi um problema enorme para mim, eu gaguejo, esqueço as coisas, começo a falar coisas sem nexo que parece que estou drogada, sério é coisa de outro universo.
Mas no final quando a ansiedade passou eu comecei a pensar e por sugestões do pessoal da Wicca Sampa e do meu amor, decidi então que faria a palestra e falaria sobre algo que está no meu cotidiano =] o Artesanato dentro do paganismo, afinal além de artesã, vcs sabem eu sou pagã, quem não sabe ficou sabendo agora tbm...HAUHAUAHUAHUA...
Bom então vamos começar, vou aproveitar que fiz esse bate papo e vou utilizar tudo que disse lá, que sei e  pôr as perguntas que lembro que disseram para montar essa postagem, todas as respostas são minhas, nada de copiar e colar, caso alguém ache que está incorreto, por favor fale comigo para que eu possa corrigir se necessário.

Eu no Encontro da Wicca Sampa em 2015


O que é artesanato?
A definição de artesanato básica é tudo aquilo que fazemos a mão (com ferramentas ou não) utilizando alguma matéria-prima (no meu caso por exemplo o arame).

E artesanato pagão o que é?
No Geral e na minha opinião artesanato pagão é algo que fazemos a mão com uma intenção mágica, pedido, ou que seja algo para representar um momento/ritual/encantamento.

Então o artesão tem que ser pagão? 
Não necessariamente, você pode encomendar uma peça que para você servirá como instrumento mágico de uma pessoa que não é pagã.

O que pode ser um artesanato pagão?
Tanta coisa pessoal!! Varinhas mágicas, vassouras, amuletos, patuás, jóias (feitas por um artesão ou por vc com alguma intenção sua ou de quem o fez) até roupas! Grimórios...etc etc etc...

Posso encomendar uma peça artesanal, com a intenção de utilizar para fins mágicos?
Claro que pode!! E acho sensacional, porém temos que tomar alguns cuidados quando recebemos uma peça feita por outra pessoa e utiliza-la em fins mágicos, porque digo isso, como a peça foi feita por outro supondo que vc não conhece a pessoa, vc não sabe se ela manipulou as energias certas quando confeccionou, não sabe se ela faz por fazer(sem carinho) – isso pra mim conta muito quando encomendo algo artesanal, não conhece a vida dessa pessoa, energia e etc...então eu recomendo que sempre que comprar uma peça artesanal para utilizar em fins mágicos que faça uma limpeza energética nessa peça antes de utilizar para qualquer coisa.

Eu falando um pouco sobre a Cruz De Brigith no mesmo encontro


Como limpar minhas peças artesanais?
Só lembrando que tem peças que não podemos pôr na água, então o mais básico é encher um prato com sal grosso e pôr a peça em cima por pelo menos um dia inteiro, eu costumo fazer isso para limpar minhas peças e dá certo, também costumo fechar as mãos em formato de concha fechando a peça lá dentro, assoprando para dentro de onde as peças estão, com o pensamento na intenção que quero colocar naquela peça enquanto assopro para dentro da concha que fiz com as mãos(não sei se isso ficou muito claro). =/

Devo pedir ao artesão que consagre as peças para mim?
Eu não acho legal, consagração tem que ser feita pelo dono da peça, aquela questão de energia e tudo mais, se pedir para outro fazer isso a energia dele estará lá, a peça será sua fisicamente falando, mas não “energeticamente” falando.

Qual foi o primeiro artesanato pagão que vc aprendeu?
Oficialmente falando e que eu lembre foram duas coisas o “Olho de Brigith” e a Cruz de Brigith(que tenho um carinho especial, por ser feita de Junco – Ng do ogham o meu nome Ngetal), os dois em um ritual público que fui acho que em 2008 talvez, não lembro se foi em 2007, mas foi por ai. Eu digo oficialmente porque antes confeccionava várias coisinhas para mim mas não sabia nem que poderia considerar isso artesanato, como amuletos de pedra, patuás, óleos, incensos…tudo feito por mim e sim é artesanato!!

Agora um ponto, eu acho muito legal a pessoa confeccionar seus próprios instrumentos mágicos, isso é puro artesanato pagão!!! Ou seja fazer sua vassoura, sua varinha, a capa do grimório, óleos e amuletos, mas nada impede também de comprarem de quem sabe fazer, de pessoas que fazem com qualidade e com boas intenções!
Tem instrumentos que eu mesma confecciono só para mim porque além de gostar, acho que tem significados forte dentro do paganismo, que são as coisas que montamos em rituais, como no exemplo que falei a Cruz de Brigith, que adoro fazer, conto os dias para chegar Imbolc e confecciona-la =D
E falando em ritos, porque não falar sobre o artesanato pagão dentro dos festivais sazonais mais conhecidos no paganismo? (eu digo isso porque dependendo da tradição que vc escolher, os festivais podem mudar de nome ou até mesmo a forma de celebrar), fiz uma pequena lista de artesanatos que vc pode fazer em determinados festivais, lembrando que minha tradição é a Bruxaria Natural e solitária, então a listinha terá coisas que eu faço nos meus rituais, como disse pode mudar de tradição para tradição e etc.

Samhain – Luminárias de Abóbora
As conhecidas abóboras que utilizamos como decoração de altar ou do espaço onde será o ritual é um típico artesanato pagão desse festival.

Meu Altar de Samhain de 2015 com a luminária de abobora - foto retirada do meu Instagram

Yule – Tronco de Yule
Acho que todo mundo já comeu um bolo de Natal em formato de tronco de árvore, é o conhecido Bolo tronco que é tipo um rocambole, mas não estou falando do bolo, no caso o tronco de Yule é um tronco mesmo de arvore que colocamos no altar com pelo menos 3 velas enfincadas no tronco das cores do festival (vermelho e verde normalmente).

Imbolc – Cruz de Brigith
Eu já falei tanto dessa cruz nessa postagem...hauahuahuahua...mas normalmente feita de Junco (planta muito usada no artesanato e dentro do oráculo celta Ogham o Junco é representado por NG que é o meu nome de artesã Ngetal) é uma forma de entrelaçar a planta até formar a cruz, eu adoro fazer, acho relaxante e fica muito lindo!!

A minha querida Cruz de Brigith - feita com junto - foto retirada do meu Instagram
Ostara – Ovos Decorados
Os típicos ovos de Ostara, os ovinhos de galinha que pintamos a casca para decorar o altar, normalmente a decoração tem ligação com a intenção ou pedidos seus para esse momento da roda.

Um parte do desenho que fiz um um Ovo de Ostara acho que em 2008 - foto retirada do meu arquivo pessoal
Beltane – Mastro de Beltane - Maypole
O mastro de Beltane que é utilizado durante todo o ritual, pode ser feito em tamanho grande quando ritual é feito em grupos grandes ou uma pequena representação de mastro feita em miniatura para pôr no altar. Ele representa a união sexual do Deus com a Deusa.
Ainda em Beltane fazemos também as coroas de flores para as mulheres ou de folhas para os homens, utilizamos durante o ritual.

Fotos do meu Beltane de 2015 junto com amigos - na foto o Mastro que montamos e uma Coroa de Flores na minha cabeça que fiz
Litha – Varinha Mágica
A época de litha é considerada a melhor para cortar galhos para confecção de varinhas ou de bastões.

Lughnasadh(Lammas) – Boneca de Milho
Hoje em dia o fazemos uma bonequinha de milho mesmo, mas eu conheço um artesanato para fazer a boneca de milho que utilizamos palha que é trançada até formar a boneca é bem difícil de fazer, muito difícil mesmo na realidade, mas fica lindo!! A Boneca é colocada no altar para representar a Deusa mãe das colheitas, o costume é queimar a boneca do ano passado e guardar a nova até completar a roda de novo.

Essa é a tradicional boneca de milho - salvei essa foto do google - a minha ta um caco =/ hauhauhaua

Mabon – Cornucópia
A cornucópia nada mais é que um “vazo” em formato fálico, parecido com um chifre, normalmente feito de palha/vime...entrelaçado, representa o masculino, normalmente colocamos no altar com muitas coisa dentro que simbolizam fartura, desejos para aquele momento que serão derramados sob o altar.

Claro que esses que dei de exemplo não são nem metade dos artesanatos que podemos fazer durante os festivais, existem muitos outros e muitas outras coisas que podemos fazer com fins mágicos durante cada festividade ou época do ano.

Espero que vcs tenham gostado da postagem =] e claro se tiver algum ponto para colocar ou alguma correção entre em contato comigo.

Eu com meus amigos da Wicca Sampa




2 comentários

  1. Eu amo artesanato, e seu trabalho é maravilhoso <3

    ResponderExcluir
  2. Adorei a postagem!
    Adoro artesanato e adoro ler sobre paganismo, então não tem como não gostar do post.. rs
    A propósito, tudo que você faz é muito lindo! Parabéns! ^^
    bjin

    http://monevenzel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir